Praticante da ayurveda, da iridologia, do shiatsu e da medicina vibracional, Andreas Moritz foi também artista e escritor. Nascido na Alemanha, em 1954, Moritz enfrentou diversos problemas de saúde desde a infância. Por conta de sua história pessoal, ainda bem jovem começou a estudar nutrição e várias formas de cura natural. Aos 20 anos já havia completado seu treinamento em iridologia (método de diagnóstico pela interpretação da íris dos olhos) e também em nutrição. Em 1981, começou a estudar medicina ayurvédica na Índia, terminando seu treinamento como praticante qualificado dessa ciência na Nova Zelândia, em 1991. A partir de 1988, praticou a arte japonesa de cura do shiatsu, a partir da qual teve valiosos insights sobre o sistema de energia do organismo.
Já possuidor de uma bagagem considerável de conhecimento, ao invés de ficar satisfeito com tudo o que sabia sobre os tratamentos de sintomas das doenças, Andreas Moritz passou a dedicar sua vida a compreender e tratar as causas das enfermidades. Por conta dessa abordagem holística, obteve bastante sucesso em casos de doenças terminais, nos quais a medicina convencional já havia se provado ineficaz. Dedicou ainda oito anos de pesquisa dedicada à consciência e ao importante papel desta no campo da saúde mental e física.
Andreas Moritz correu o mundo pesquisando e divulgando seu trabalho. Conversou com chefes de Estado e líderes dos governos de países da Europa, Ásia e África. Proferiu palestras sobre saúde, medicina da mente e do corpo e também sobre espiritualidade.
No canal do YouTube de Andreas Moritz (acesse aqui), é possível encontrar dezenas de vídeos com respostas do estudioso sobre diversos temas relacionados à saúde.
No ano de 1998, Andreas Moritz estabeleceu residência nos Estados Unidos e passou a desenvolver um sistema novo e inovador de cura chamado Arte Ener-Chi. Este método visa a tratar as causas de muitas doenças crônicas. A Arte Ener-Chi consiste de uma série de pinturas a óleo codificadas com raio de luz que restauram imediatamente o fluxo da energia vital (chi) nos órgãos e nos sistemas do corpo. Moritz criou também a Sacred Santémony – Encantamento divino para cada ocasião, um sistema poderoso de frequências de som especialmente geradas que, em questão de minutos, tem a capacidade de transformar os medos, as alergias, os traumas e os bloqueios mentais ou emocionais mais profundos em oportunidades de crescimento e inspiração.
Como autor, Andreas Moritz deixou diversos títulos sobre saúde e espiritualidade: